quinta-feira, 7 de junho de 2012

Atividades Práticas com o livro: Pedro Menino Navegador

Atividade 1: Leitura compartilhada do livro Pedro Menino Navegador de Lúcia Fidalgo, seguida de:
- Discussão dirigida sobre o tema lido
- Localizar informação explícita e implícita em textos- Identificar começo, meio e fim história ouvida

Atividade 2: Explorar as ilustrações do livro feitas por Nelson Cruz
Atividade 3 Ouvir a música Pindorama (CD Palavra Cantada) e em seguida promover um debate sobre história do descobrimento do Brasil, na visão do homem não índio (português) e do índio.

.,m

Atividade 4: Preparação e apresentação de um jogral com a letra da música: Pindorama

Atividade 5: Leitura de trecho da carta de Pero Vaz de Caminha

O texto a seguir é um trecho da carta escrita por Pero Vaz de Caminha, comunicando ao rei de Portugal suas impressões sobre o primeiro contato entre portugueses e indígenas. Leia com atenção, depois responda às questões.
·         “Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos, e suas setas. (...) E um deles lhe arremessou um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas, como de papagaio. (...) A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador.(...)   Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, mui grande, ao pescoço (...)  Acenderam-se tochas. E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a alguém. Todavia um deles fitou o colar do Capitã, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata! 
Mostraram-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como se os houvesse ali. Mostraram-lhes um carneiro; não fizeram caso dele. 
Mostraram-lhes uma galinha; quase tiveram medo dela, e não lhe queriam pôr a mão. Depois lhe pegaram, mas como espantados. 
Deram-lhes ali de comer: pão e peixe cozido, confeitos, fartéis, mel, figos passados. Não quiseram comer daquilo quase nada; e se provavam alguma coisa, logo a lançavam fora. 
Trouxeram-lhes vinho em uma taça; mal lhe puseram a boca; não gostaram dele nada, nem quiseram mais. 
Trouxeram-lhes água em uma albarrada (aguardente) provaram cada um o seu bochecho, mas não beberam; apenas lavaram as bocas e lançaram-na fora. 
Viu um deles umas contas de rosário, brancas; fez sinal que lhas dessem, e folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço; e depois tirou-as e meteu-as em volta do braço, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se dariam ouro por aquilo.”

1.      Anote as palavras que você não conhece. Em seguida, procure o significado dessas palavras
no dicionário. 
2.Qual a primeira impressão que os portugueses tiveram das vestimentas e das atitudes 
dos indígenas? 
3. Como era a vestimenta do capitão da embarcação portuguesa? 4. Como os indígenas mostraram para os portugueses que havia ouro e prata no Brasil? 
5. Quais os animais que os portugueses mostraram para os índios? 
 6. Como foi a reação dos índios diante de cada animal? 
 7. Quais foram as comidas e as bebidas que os portugueses deram para os indígenas experimentarem? 
8. O que os indígenas acharam dessas comidas e bebidas? 
9. Qual foi o objeto que mais chamou a atenção de um dos indígenas, depois das bebidas e comidas? 
10. O que os portugueses esperavam receber em troca pelo rosário e outros objetos? 


Atividade 6:Adaptação do livro para roteiro de teatro
Atividade 7: Dramatização: Pedro Menino Navegador







D

Nenhum comentário:

Postar um comentário